NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Notícia
 
Notícias
 
13/09/2017 -

Niterói, uma diversificada programação com festival nacional de teatro, o internacional grupo Focus e feira de vinhos

Niterói ainda vive o clima de comemoração dos 21 anos de inauguração do MAC, um patrimônio arquitetônico –cultural, projetado por Oscar Niemeyer, que é hoje o maior atrativo de apelo turístico da cidade. Niterói é um grande museu a céu aberto pela sua variedade e rica paisagem ambiental e seus patrimônios históricos . O MAC faz  21 Anos e uma das instituições educacionais mais importantes  do município, o Colégio Liceu Nilo Peçanha, comemora 170 anos de fundação, ainda como uma das melhores referências de ensino público no Estado do Rio de Janeiro.

 

Imponente prédio do Colégio Liceu Nilo Peçanha, no Centro

 

O Liceu faz parte do Conjunto Arquitetônico da Praça da República, localizado no Centro da Cidade. O Conjunto  foi construído no início do Século XX, para homenagear a República, sendo que as obras só foram concluídas em 1935, com a inauguração da Biblioteca Pública Estadual. O Conjunto engloba a Praça da República; o monumento intitulado Triunfo à República; o prédio da Biblioteca Pública Estadual; a Câmara Municipal de Niterói (antiga Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro); o Liceu Nilo Peçanha (antiga Escola Central); o prédio da Polícia Civil Regional (antigo Palácio da Polícia); e o Fórum de Niterói do Tribunal de Justiça de Estado (antigo Palácio da Justiça).

 

Construído em 1918,   o nome do prédio do Liceu é uma homenagem ao ex-Presidente da República, Nilo Procópio Peçanha. Foi considerado, por muitos anos, o melhor colégio público do Estado, no qual estudaram  personalidades ilustres da história política, das artes,  educacional, como  o  escritor Lima Barreto, os artistas Ronnie  Von e  Baby do Brasil.

 

Nos próximos 15 adias, além de seus patrimônios históricos, suas praias parasidíacas,  a cidade tem uma variedade de eventos, como o Festival nacional de Teatro – Cenas Curtas, no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, de 13 a 24 de setembro. A programação completa você vê no site: www.niteroiemcena.com.br

Para quem  curte um bom  passeio,  três feiras acontecem na cidade: a tradicional feira de Artesanato no Campo de São Bento, aos sábados e domingos, das 10h às 14h; na praça Dom Orione, em São Francisco, acontecerá de 22 a 24 de setembro, das 12h às 22h, a Feira Niterói Vine & Beer – Feira de vinhos e cervejas. Já na Praça da Cantareira, em São Domingos, no dia 20 de setembro, das 14h às 22h, haverá a Feira de Relações Orgânicas.

 

Os que querem saber  um pouco mais da história do País, acontecerá na OAB de Niterói, no dia 21 de setembro, às 17h, o Fórum “Violência contra os jornalistas – Da época da repressão aos dias de hoje”, quando estarão representantes do Instituo Vladimir Herzog, Federação Internacional de Jornalistas, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Federação nacional de Jornalistas e Associação Brasileira de Imprensa.

 

No Teatro Municipal, dia 14 de setembro, às 20h, um espetáculo imperdível, a apresentação do grupo holandês Focus. Num show sempre eletrizante, Focus mistura vários estilos dentro do rock progressivo, além da música fusion, também conhecida como jazz rock. Foi fundado em Amsterdã em 1969 por Thijs Van Leer e até hoje está no topo. Os integrantes se conheceram na faculdade de música e começaram a tocar juntos. Em menos de dois anos, o Focus já era considerado um grupo revolucionário em todo o mundo.

 

E, fechando um  ciclo de atrações, aproveite para conhecer o mais novo point cultural e gastronômico da cidade, o Reserva Cultural,  em São Domingos, com cinco salas de cinema, livraria, cafeteria, restaurantes e várias atrações.

 

Para o  presidente da Neltur, José Guilherme de Azevedo,  poucas cidades podem se orgulhar  como Niterói  por suas belezas naturais, seus parques e trilhas, seu patrimônio arquitetônico histórico e contemporâneo cumulada com sua variada programação de eventos. 

 


Conheça alguns atrativos de Niterói
Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão
Conheça...
 
Teatro Abel
Conheça...